Existem muitos livros sobre os edifícios do arquiteto americano Louis I. Kahn, incluindo aqueles de sua autoria. Mas seus desenhos fomentam um fascínio especial em seus colegas e fãs, o que explica por que o blog Designers and Books está lançando um Kickstarter para financiar a reedição de uma compilação de 1962 de seus esboços, que está fora de catálogo há décadas.
Intitulada “The Notebooks and Drawings of Louis I. Kahn,”, a reimpressão está programada para lançamento em 2021. Com um guia do leitor incluído para informações adicionais sobre Kahn e o livro original, a cópia dará a uma nova geração acesso a desenhos e notas manuscritas preservadas nos Arquivos Arquitetônicos da Universidade da Pensilvânia. O volume de 46 anos também foi aprovado pelo arquiteto e sua família: "[Foi] o primeiro livro dedicado à arte de meu pai, e ele o adorou", diz Nathaniel, filho de Kahn.
Alguns podem estar ansiosos para adicionar o volume às suas estantes, por causa da jornada pessoal do arquiteto como artista: uma declaração no site do Museu de Arte Kimbell em Fort Worth, Texas, que ele projetou em 1972, diz:
Desde pequeno, Kahn exibia um dom para o desenho, mas seus pais eram pobres demais para comprar materiais de arte, então ele improvisava e esboçava com gravetos queimados e fósforos. Ele apreciava tanto a qualidade do desenho a carvão que, mesmo depois de se tornar um arquiteto famoso, às vezes desenhava com fósforos queimados.
A edição do livro de 1962 (houve uma segunda impressão em 1973) editada por Richard Saul Wurman e Eugene Feldman já está disponível para leitura gratuita no site Designers and Books. As cópias encadernadas serão vendidas por US $ 129 (mais baratas do que as cópias originais dos anos 60 e 70, que estão à venda na Internet), mas podem ser adquiridas por US $ 79 por aqueles que participam da campanha Kickstarter; uma contribuição de US $ 99 compra uma cópia assinada pelo filho de Wurman e Kahn, e o Guia do Leitor, no qual os colaboradores do Kickstarter serão nomeados.
Este artigo foi publicado originalmente em Metropolismag.com.